ciências do mar,
90 seg

Ep. 109 Ricardo Calado – Como aplicar ferramentas de rastreio à segurança alimentar?

April 21, 2017

ep108_interiorUtilizar ferramentas de rastreio em bivalves pode expor fraudes e garante a segurança alimentar dos consumidores.


Ricardo Calado, investigador no Departamento de Biologia e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro (UA), está a estudar a aplicação de ferramentas de rastreio à segurança alimentar.

No mar pode-se encontrar uma grande variedade de alimentos que o ser humano consome regularmente, pelo que se torna importante, segundo Ricardo Calado, saber a origem desses alimentos, garantindo assim questões associadas à saúde alimentar. Os bivalves são organismos filtradores que acumulam coisas boas e é por isso que são “tão importantes do ponto de vista nutricional para a nossa alimentação”. No entanto, também acumulam compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser prejudiciais à saúde dos consumidores, sendo por isso “muito importante saber com rigor qual é a sua proveniência, porque isso vai determinar a forma como eles podem ou não ser comercializados em segurança”.

Um dos melhores exemplos da aplicação das ferramentas de rastreio utilizadas pelo investigador é o caso da apanha da ameijoa japonesa, uma espécie invasora presente em vários ecossistemas portugueses. "Em particular com as ferramentas geoquímicas, analisamos a concha e conseguimos saber com 100% de rigor se o bivalve foi apanhado no rio Tejo ou em qualquer outro ecossistema como por exemplo a Ria de Aveiro”.

De acordo com Ricardo Calado, o princípio da análise é bastante simples: ao longo do crescimento do bivalve num determinado estuário, o animal vai incorporando na concha elementos químicos desse ambiente. “São códigos de barras naturais que são únicos para aquele ambiente, e uma ameijoa que seja apanhada no Tejo, mesmo vendida como sendo da Ria de Aveiro, conseguimos expor esta fraude e garantir a segurança alimentar destes produtos”.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchGate | CESAM

Scroll to top