ciências do mar,
90 seg

Ep. 121 André Pacheco – Projeto avalia a sustentabilidade para produção de energia através das correntes de maré

May 09, 2017

ep121_interiorUtilizando a Ria Formosa como caso de estudo, este projeto multidisciplinar pretende desenvolver sistemas de produção de energia a partir das correntes de maré de forma sustentável.


André Pacheco é investigador no Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), na Universidade do Algarve (UAlg), e trabalha na área das energias renováveis marinhas, num projeto multidisciplinar denominado SCORE.

“O nosso projeto tem a ver com a avaliação da sustentabilidade da produção de energia a partir das correntes de maré, utilizando como caso de estudo a Ria formosa”, explica. Estudando de forma particular o canal de Faro e a Barra de Faro-Olhão, o investigador pretende realizar um estudo base do sistema, tanto do ponto de vista biológico e físico como também das necessidades energéticas locais e regionais.

O passo seguinte será “instalar um protótipo, neste caso um protótipo de marés flutuantes no canal de Faro da Ria Formosa, e monitorizar a produção de energia desse protótipo e de todos os impactos que a extração da energia de maré poderá provocar no meio”, afirma André Pacheco. Todo este processo será possível através “de um estudo interdisciplinar entre a recolha de dados de alta frequência, a recolha de dados oceanográficos e a utilização de ferramentas de modelação numérica para podermos depois implementar neste modelo mais do que uma turbina e avaliar os efeitos de escala que a extração de energia de maré poderá vir a ter no meio ambiente e em especial em sistemas lagunares ou estuarinos”, explica.

Saiba mais sobre o investigador em: UAlg | ResearchGate

Scroll to top