tecnologia,
90 seg

Ep. 125 Nuno Ribeiro – Happy: a aplicação para smartphones que chegou para prevenir o cancro

May 15, 2017

ep125_interiorEste projeto de doutoramento tem o objetivo de estimular hábitos saudáveis e comportamentos nas pessoas que permitam prevenir o cancro, através de uma plataforma digital em formato app.​


Nuno Ribeiro, estudante do Doutoramento em Multimédia e Educação da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro (UA) e investigador da Unidade de Comunicação do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, está a desenvolver como projeto de doutoramento uma aplicação para smartphones, a Happy, cujo objetivo é estimular comportamentos saudáveis nas pessoas com vista à prevenção do cancro.

“O que a aplicação tenta fazer é estimular comportamentos saudáveis nas pessoas, que passa por reduzir certos comportamentos como por exemplo não consumir álcool, não fumar, não consumir carnes vermelhas, e estimular comportamentos mais saudáveis como por exemplo aumentar o consumo de frutas e vegetais, realizar mais exercício físico e realizar os autoexames e os exames clínicos necessários para a prevenção de cancro”, explica o investigador.

A plataforma, além de ser um meio através do qual promove hábitos mais saudáveis e que ainda está “longe de ser o produto final”, serve também como uma via de recolha de dados. Aquando do registo na aplicação, o utilizador tem conhecimento de que os seus dados serão gravados de forma anónima. “São dados essenciais para nós conseguirmos perceber nesta população em específico, isto é, em pessoas entre os oito e os 40 anos e que estão a usar esta aplicação, como é que são os seus comportamentos, que tipos de alterações é que têm, sendo assim dados muito valiosos do ponto de vista epidemiológico”, reforça Nuno Ribeiro.

O objetivo será utilizar os dados obtidos através da aplicação para fazer um raio-x à população portuguesa dentro da faixa etária indicada e ao mesmo tempo perceber se a plataforma consegue influenciar de forma positiva os comportamentos saudáveis ao longo do tempo.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn

Saiba mais sobre a app Happy em: http://happy-app.eu/ 

Scroll to top