genética,
90 seg

Ep. 130 Pedro Soares – Estará o registo genético das populações antigas da Península Ibérica presente na restante população europeia?

May 22, 2017

ep130_interiorEste projeto multidisciplinar pretende identificar de que forma circularam os fluxos genéticos na Europa, em particular na Península Ibérica.


Pedro Soares é investigador do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho e estuda os fluxos genéticos migratórios na Península Ibérica, num projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

“Os últimos cinco mil anos terão sido um período muito importante para a cultura e genética do continente europeu”, comenta o investigador. Isto porque ao longo desse período verificaram-se “mudanças culturais que poderão ter incluído fluxos genéticos do leste da europa que terão trazido as línguas que falamos atualmente”, por exemplo. No entanto há ainda a possibilidade desta península ter sido um foco de migração para o resto do continente europeu.

O objetivo deste projeto é investigar “se existe a possibilidade de vermos fluxos migratórios da península ibérica para a restante europa”, afirma Pedro Soares. Para tal, o investigador vai abordar o trabalho de dois modos diferentes: o primeiro consiste em obter um retrato genético das populações atuais da península ibérica e tentar encontrar dentro delas sinais de ligações genéticas com as restantes populações europeias. O segundo é aceder diretamente a dados genéticos de indivíduos que viveram nessa altura.

“Esses dados serão obtidos através de colaborações com arqueólogos e são ossadas obtidas em contextos arqueológicos, em escavações arqueológicas. Utilizando novas tecnologias de sequenciação vai ser possível obter o mesmo ADN mitocondrial para estas populações e verificar assim se os registos genéticos que vemos nesses indivíduos surgem também nas populações europeias posteriormente”, explica.

Saiba mais sobre o investigador em: CBMA ResearchGate

Scroll to top