economia,
90 seg

Ep. 131 Miguel Ferreira – Estudo de eleições nos EUA indica que o rating atribuído a um município tem influência no resultado das eleições locais

May 23, 2017

ep131_interiorEste estudo analisou a influência que os resultados atribuídos pelas agências de rating exercem sobre o comportamento eleitoral nas eleições municipais nos EUA.​


Miguel Ferreira, professor na Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), desenvolveu este estudo no âmbito do projeto Elections com o propósito de perceber que influência os bancos e os intermediários financeiros podem ter na economia.

“O projeto Elections consiste em tentar perceber se os intermediários financeiros e os bancos têm demasiada influência, demasiado poder, na economia, e em concreto neste projecto estamos a tentar ver se a alterações dos ratings tomadas pelas agências podem ter um efeito nos resultados eleitorais de eleições municipais nos EUA”, expõe.

Segundo o investigador, os resultados demonstram que uma evolução positiva do rating pode ajudar o partido que se encontra no poder a renovar o seu mandato durante as eleições. “O que encontramos é que em municípios que beneficiaram de uma revisão positiva do rating, o partido que está no poder beneficia de um aumento da sua votação eleitoral relativamente às eleições anteriores e também beneficia da probabilidade de ser reeleito.”

“Este efeito positivo resulta no fundo de três factores. Por um lado o município é capaz de emitir mais obrigações e com uma taxa de juros mais baixa o que permite aumentar a despesa pública e eventualmente reduzir impostos. Isto tem um efeito positivo nas condições económicas e melhora a satisfação dos eleitores”, explica.

Para Miguel Ferreira, uma segunda razão para isto acontecer, “é porque os políticos usam ativamente esta boa notícia no discurso eleitoral.”

“Uma terceira razão tem a ver com o facto de os próprios eleitores também serem detentores destas obrigações municipais e com esta boa notícia a sua riqueza aumenta porque o valor destas obrigações tem um efeito positivo”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInNovaSBE

Scroll to top