arqueologia,
90 seg

Ep. 137 Bento Caldeira – Projeto ajuda a restaurar a Vila Romana de Pisões

May 31, 2017

ep137_interiorPreservar a Vila Romana de Pisões através de cruzamento de técnicas geofísicas é o objetivo deste estudo.


Bento Caldeira é docente no Departamento de Física da Universidade de Évora (U. Évora), investigador no Instituto de Ciências da Terra e o seu projeto mais recente foca-se no restauro da Vila Romana de Pisões, em Beja.

“A Vila Romana de Pisões tem estado fechada nos últimos anos, o espaço está muito degradado e a Universidade aceitou estudar uma forma de poder divulgar a vila”, explica o investigador. Formando uma equipa multidisciplinar das áreas da arqueologia, das arqueociências e da geofísica, um dos objetivos é preservar o que está exposto e invadir o menos possível o que não está: “Grande parte das estruturas daquela vila não estão escavadas, queremos saber exatamente que estruturas é que são, onde se encontram, que dimensões têm, que materiais provavelmente são constituídas e isto pode-se fazer através da geofísica, sem as invadir”, indica.

A geofísica é uma área muito importante neste projeto já que é através do cruzamento de várias técnicas geofísicas que Bento Caldeira e o grupo vão fazer uma cobertura total do espaço. “A partir desse cruzamento de técnicas contamos ter uma ideia muito próxima daquilo que lá está, daqueles vestígios que lá estão na vila romana”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: U.Évora

Imagem Banner: CM Beja

Scroll to top