gerontologia,
90 seg

Ep. 138 Nilza Nogueira – Sensibilizar profissionais de saúde para prevenir queda em idosos

June 01, 2017

ep138_interiorProjeto “Prevenção de Quedas para um Envelhecimento Ativo” ajuda a identificar os fatores de risco biológicos, comportamentais, socioeconómicos e ambientais que provocam quedas e lesões na população idosa.


Nilza Nogueira é investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e participa num projeto que identifica os vários fatores nos idosos que provocam quedas e lesões.

Intitulado de “Prevenção de Quedas para um Envelhecimento Ativo”, este projeto tem como finalidade a prevenção de quedas da população idosa e as lesões daí resultantes. Além disso, “temos como objetivo caracterizar quais os fatores de queda dos idosos na comunidade e verificar o que é que os profissionais de saúde estão a fazer, nomeadamente na forma como estão a rastrear, a avaliar e a intervir perante a prevenção de quedas”, explica a investigadora.

Na primeira fase do estudo, entre 2015 e 2016, a investigadora e o grupo verificaram que existem vários fatores de risco nos idosos, desde fatores biológicos – “estamos a falar da hipertensão, da diabetes, de problemas osteoarticulares, de problemas de equilíbrio e da marcha, de problemas da visão” -, a fatores de risco comportamental – “verificamos que os nossos idosos estão polimedicados com cinco ou mais medicamentos” – e fatores de risco socioeconómicos e ambientais.

Os resultados demonstram que existem falhas nos fatores de risco socioeconómicos e ambientais, o que significa que os profissionais de saúde não estão sensibilizados para avaliar esses fatores. “Quando fomos analisar o registo que eles próprios fazem não temos a informação sobre estes fatores de risco”, afirma Nilza Nogueira.

Saiba mais sobre a investigadora em: LinkedIn

Scroll to top