saúde pública,
90 seg

Ep. 142 João Veloso – Projeto multidisciplinar pretende melhorar técnicas pré-clínicas no combate ao cancro

June 07, 2017

ep142_interiorProjeto utiliza técnicas de imagiologia em pequenos animais para detetar e monitorizar cancro de forma mais eficaz.


João Veloso é investigador no Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), na Universidade de Aveiro (UA)  e utiliza um sistema de imagiologia para pequenos animais com o “objetivo de realizar estudos pré-clínicos para novas terapêuticas e novos fármacos associados à oncologia, trazendo uma maior eficiência para o combate ao cancro”.

O projeto, que teve início “há alguns anos”, envolve um sistema de deteção de radiação – o sistema PET (Tomografia de Emissão com Positrões) – que permite encontrar o cancro e monitorizá-lo ao longo do seu tratamento. Este sistema tem uma “sensibilidade várias vezes superior e permite resultados únicos até para tumores no seu estado inicial”, explica o investigador. “Para o desenvolvimento de estratégias de combate ao cancro estes sistemas pré-clínicos são fundamentais no sentido em que permitem fazer uma avaliação de novas terapêuticas e novos fármacos para combater esse mesmo problema que afeta toda a nossa sociedade”, justifica João Veloso.

Este é um projeto multidisciplinar, que envolve logística, materiais e conhecimentos de várias instituições e cientistas, estando incluídos a Universidade de Aveiro com a componente de instrumentação, o Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida/Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (IBILI/ICNAS) com a componente pré-clínica e de pequenos animais e, por fim, a empresa RI.TE com a componente de comercialização.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchGate | LinkedIn | UA

Scroll to top