astrofísica,
90 seg

Ep. 154 Carlos Herdeiro – Nem todos os Buracos Negros são iguais, alguns têm cabelo

June 23, 2017

ep154_interiorAté muito recentemente, a teoria da relatividade geral afirmava que dois buracos negros com a mesma massa e a mesma quantidade de rotação deviam ser em tudo idênticos. Esta suposta simplicidade ficou imortalizada na frase “os buracos negros não têm cabelo” do físico John Wheeler. Contudo, descobertas recentes contrariam esta afirmação.​


Carlos Herdeiro, coordenador do Grupo de Gravitação (GRAV) do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com o seu colega Eugen Radu, está a estudar um novo modelo de buracos negros “com cabelo”.

“Os buracos negros são tão simples que de facto foi imortalizado através de um chavão de John Wheeler que os buracos negros não têm cabelo, o que isto quer dizer é que eles são realmente muito simples, como as pessoas carecas de alguma maneira são mais parecidas umas com as outras, também dois buracos negros com a mesma massa e a mesma quantidade de rotação são exatamente iguais, o que não acontece para qualquer outro objeto microscópico. Pode pegar em dois objetos com a mesma massa e são muito diferentes”, explica.

Segundo o investigador, quando a gravidade domina em condições extremas é muito difícil conceber modelos em que existe algo mais para além da massa e do momento angular para os buracos negros. “Aquilo que nós descobrimos recentemente foi que existe um mecanismo muito natural que pode levar uma outra quantidade, a que nós chamamos de cabelo, a crescer à volta do buraco negro e formar um buraco negro bastante diferente daquilo que é o buraco negro paradigmático da relatividade geral”, conta.

Este “cabelo” pode ter uma natureza composta por várias partículas, como partículas escalares ou partículas vetoriais.

“A nossa questão é: Se isto acontecer na natureza então quais são as quantidades que nós podemos medir, observar e que nos vão dizer que o buraco negro de facto é diferente. Que é um buraco negro com cabelo”, conclui.

A investigação de Carlos Herdeiro pode abrir um novo paradigma de estudo dos buracos negros, indo além da teoria da relatividade geral.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | Researchgate | UA

Scroll to top