biologia,
90 seg

Ep. 156 João Rabaça – Espécies de aves controlam populações de insetos e asseguram a qualidade da cortiça

June 27, 2017

ep156_interiorControlar a qualidade da cortiça com recurso a aves que se alimentam de insetos é o objetivo deste projeto.


João Rabaça é professor auxiliar no Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉvora), investigador integrado do Instituto de Ciências Agrárias Ambientais Mediterrânicas (icaam) e coordenador do LabOr, Laboratório de Ornitologia, local onde desenvolve a maior parte da sua investigação.

“Um dos aspetos que consideramos mais importantes neste momento tem a ver com um dos problemas que afeta o setor da cortiça”, afirma o investigador. De acordo com o mesmo, a perda de qualidade das placas de cortiça está relacionada, também, com a interferência de alguns insetos, nomeadamente a cobrilha da cortiça. Trata-se de um escaravelho de pequenas dimensões cuja fêmea em estado adulto coloca os ovos nas fissuras do tronco das árvores e a larva, quando emerge, escava galerias na cortiça. “O que acontece é que isso só é detetável quando no seu devido tempo a cortiça é extraída”, realça João Rabaça.

Com base no pressuposto da regulação por parte das aves insetívoras, e “sabendo nós que muitas dessas espécies de aves são espécies cavernícolas – espécies que constroem os seus ninhos nas cavidades naturais das árvores -, aquilo que nós fazemos é no fundo oferecer à comunidade um suplemento de alojamento e portanto disponibilizamos caixas-ninho no pressuposto de que algumas dessas espécies ou alguns indivíduos que constituem essas populações irão ocupar essas caixas-ninho para nidificar”, explica o investigador.

A técnica resulta para algumas dessas espécies, “o que significa que vamos ter mais bicos a alimentarem-se de insetos, aumentando a possibilidade do controlo de algumas dessas populações de insetos ser efetivamente regulado”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: DeGóis | UÉvora

Scroll to top