biologia,
90 seg

Ep. 168 Ronaldo Sousa – Mexilhões e outros bivalves são ameaçados pela introdução de espécies invasoras

July 13, 2017

ep168_interior​Há espécies de bivalves em Portugal que enfrentam grandes ameaças à sua sobrevivência. Desde a fragmentação dos habitats à poluição, a introdução de espécies invasoras torna-se um grande problema e o foco de investigação deste projeto.


Ronaldo Sousa é investigador no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho (UM) e tem focado o seu trabalho no estudo da ecologia e conservação de bivalves de água doce europeus, norte africanos e sudoeste asiáticos.

Em Portugal, são várias as espécies de bivalves de água doce e muitas delas estão ameaçadas, sendo a mais conhecida, de acordo com o investigador, a Margaritifera margaritífera, um mexilhão do rio. “Uma das possíveis causas, ou maiores impactos nessas espécies, é a própria fragmentação dos habitats, a construção de barragens, também a própria poluição”, explica Ronaldo Sousa.

No entanto, há um outro fator que tem estado no centro do trabalho do cientista: a introdução de espécies invasoras, “ou seja, outras espécies que vêm de fora e são introduzidas nos ecossistemas portugueses, em que podem causar problemas, ou podem ameaçar a conservação destas espécies”, esclarece. Um exemplo muito prático é a introdução de predadores como peixes invasores ou lagostins invasores, que podem ter efeitos de predação sobre estes bivalves.

Nesta questão das espécies invasoras, há ainda um outro aspeto a considerar: “estes mexilhões de água doce precisam de peixes como hospedeiros e se nós mudarmos as comunidades nativas, se algumas dessas espécies de peixes nativas desaparecerem e forem substituídas por espécies invasoras, normalmente estas espécies que vêm de fora não funcionam como bons hospedeiros para estes bivalves de água doce”, explica o investigador. Conclusão: “a reprodução destas espécies é afetada e logicamente vai depauperar as espécies nativas de bivalves de água doce”.

Saiba mais sobre o investigador em: CBMAResearchgate 

Scroll to top