ecologia,
90 seg

Ep. 170 Joana Guerreiro – A importância dos modelos de distribuição para o maior sucesso de conservação de espécies

July 17, 2017

ep170_interiorUm modelo de distribuição da lontra pela Península Ibérica desenvolvido em 1998 e publicado em 2003 provou ser eficaz na evolução da distribuição deste animal no território. Este projeto demonstra a importância dos modelos de distribuição para aumentar a probabilidade de sucesso de ocorrência de uma espécie num determinado local.


Joana Guerreiro é investigadora na Universidade de Évora (UÉvora) e estuda os modelos de distribuição da lontra na Península Ibérica.

Utilizando um modelo de distribuição da lontra, publicado em 2003 e que tem por base dados de presença ou ausência do animal em 1998, a investigadora verificou que a concentração populacional e as estradas, duas variáveis que têm afetado muito a lontra, têm aumentado ao longo do tempo. “O que se percebeu foi que apesar de já ter 10 anos, o modelo continuou a apresentar uma capacidade de previsão para os dados mais atuais, de 2008, muito grande”, indica Joana Guerreiro.

Além dessa capacidade preditiva, também foi possível perceber que em uma década a distribuição de lontra na Península Ibérica aumentou, não de forma aleatória ou não simplesmente para áreas onde em 2008 já ocorriam, mas sim para áreas onde o modelo publicado em 2003 previa como mais prováveis para a distribuição de lontra. “Este estudo foi importante porque mostra o quão importante pode ser apostarmos nos modelos de distribuição de espécies para a aplicação de estratégias”, alerta, “porque ao identificar áreas de maior probabilidade de sucesso de ocorrência de uma espécie, aumentamos significativamente a probabilidade de sucesso da aplicação de uma estratégia de conservação”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: UÉvora

Scroll to top