desporto,
90 seg

Ep. 176 André Seabra – Medicamento “Futebol é Saúde” ajuda a combater a obesidade em crianças

July 25, 2017

ep176_interiorEste projeto de investigação teve como propósito a promoção da prática recreativa de futebol em crianças com excesso de peso e obesidade.​


André Seabra, professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e investigador no CIAFEL – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da mesma universidade, desenvolveu esta iniciativa que consiste na realização de treinos de futebol jogado três vezes por semana, com uma duração entre os 60 e os 90 minutos.

Promover a saúde e a prática do desporto em crianças com excesso de peso é o objetivo do projeto "Futebol é Saúde”. Em vez de se focar no desenvolvimento técnico e tático do jogador, os treinos centram-se apenas no futebol jogado com bola. As crianças são divididas em duas equipas sem guarda-redes e motivadas a jogar com o único propósito de se divertirem e de criarem rotinas para a prática de desporto de forma regular.

“O projeto em si consiste na realização de sessões de treino três vezes por semana com a duração entre os 60 e os 90 minutos e essencialmente tendo como atividade o jogo. Ou seja, formas reduzidas de jogo que fossem capazes de ir em conta das exigências e das recomendações que a organização mundial de saúde nos coloca”, explica André Seabra.

Segundo o investigador, os resultados encontrados permitiram perceber que a prática recreativa de futebol com estas exigências promove uma melhoria da autoestima, da imagem corporal, da perceção de competência, e da qualidade de vida do praticante, para além de uma natural melhoria na composição corporal e no estatuto nutricional da própria criança.

“Acreditamos que estamos perante uma estratégia não farmacológica capaz de promover a saúde e a qualidade de vida da criança que tem excesso de peso e obesidade”, afirma.

O medicamento "Futebol é Saúde” é um projeto desenvolvido pela FADEUP, em conjunto com a Faculdade de Medicina (FMUP), a Faculdade de Farmácia (FFUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), da Universidade do Porto, em parceria com a UEFA e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | ResearchGate | FADEUP

Scroll to top