Estudo que incidiu sobre um inquérito aos alunos, professores e utentes do Pólo I da Universidade de Coimbra, conclui que a solução para o trânsito e congestionamento do espaço passa pela aposta na oferta de transportes públicos e pela redução dos lugares de estacionamento disponíveis.
Eduardo Barata, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador no CeBER – Center for Business and Economic Research, realizou este estudo com o objetivo de melhorar as condições daquela zona histórica, considerado como património da UNESCO em 2013.
“Este trabalho teve como objetivo explorar a potencial contribuição de estratégias de gestão integrada do tráfego e estacionamento por forma a induzir uma utilização racional dos espaços de estacionamento disponíveis e ao mesmo tempo reduzir o consumo de combustíveis e emissões de gases com efeito estufa pelos que se deslocam no e para o campus da Universidade de Coimbra (UC)”, explica.
Este estudo contou com uma metodologia multidisciplinar que incluiu a caracterização da oferta e procura de estacionamento e transporte público, a criação e implementação de um inquérito para caracterizar os utilizadores do campus e uma avaliação de ciclo de vida para comparar seis cenários correspondentes a outras tantas estratégias de gestão de transporte de estacionamento.
Segundo Eduardo Barata, “este trabalho permitiu ilustrar a importância e a potencial viabilidade económico-financeira de medidas de política para tornar mais ecológico o estacionamento e o trânsito no campus da UC, identificando e quantificando oportunidades para implementar com êxito transições para um futuro mais sustentável aumentando simultaneamente o bem-estar e reduzindo o impacto ambiental”.
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