matemática,
90 seg

Ep. 185 Vera Afreixo – O 1+1 da genética ou como a matemática descodifica as palavras genómicas do ADN

August 07, 2017

ep185_interiorAs palavras genómicas são sequências de nucleótidos, as quatro letras que compõe o ADN, responsáveis pela expressão de proteínas específicas. A matemática pode ser usada para reconhecer estes padrões e identificar sequências de nucleótidos capazes de “escrever” palavras genómicas com um comportamento atípico.​


Vera Afreixo, professora auxiliar no Departamento de Matemática (MAT) da Universidade de Aveiro (UA), estuda métodos matemáticos de probabilidade e estatística com aplicações na genómica, na bioinformática e nos sistemas biológicos.

“O ADN para os matemáticos pode ser visto de uma forma muito simples como uma sequência de quatro letras. Essas quatro letras são os nucleótidos, a Adenina, a Timina, a Citosina e a Guanina. E nós acreditamos que de facto estas sequências genómicas vistas assim como longas sequências de quatro letras têm uma organização não aleatória, têm uma estrutura específica”, explica.

Segundo a investigadora, é possível olhar para a sequência como uma longa sequência de quatro letras, ou então como partes compostas por pequenas sequências, como grupos de 7 letras.

“O nome que damos a estas sequências são palavras genómicas. Tem especial interesse para nós encontrar palavras genómicas que possam ter um comportamento atípico, diferente ao longo desta sequência. Podendo traduzir-se esse comportamento atípico na expressão de algumas estruturas biológicas”, acrescenta.

Para Vera Afreixo, uma aplicação deste procedimento de análise das distâncias entre palavras genómicas é a análise estrutural e funcional do próprio genoma, para melhor compreender como estas palavras se formam e como um eventual comportamento atípico das mesmas pode afetar a forma como um determinado gene é expresso.

Saiba mais sobre a investigadora em: ResearchGate | UA

Scroll to top