economia,
90 seg

Ep. 189 João Rodrigues – Como salvar o capitalismo português? Reestruturação da dívida, saída da Zona Euro e um maior controlo da banca, estudo sugere

August 11, 2017

ep189_interiorCom base numa análise histórica da evolução da economia portuguesa, o livro “Financeirização do Capitalismo em Portugal” propõe três medidas para resolver os problemas do capitalismo português: Reestruturação da dívida, saída da Zona Euro e um maior controlo do estado sobre o sistema financeiro.​


João Rodrigues, professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da mesma universidade, desenvolveu este estudo com o apoio de Ana Cordeiro Santos e Nuno Teles, coautores do livro publicado no final de 2016.

“Fizemos um diagnóstico de economia política sobre os problemas do capitalismo português, um capitalismo periférico num contexto europeu e semi-periférico num contexto internacional. E avançamos com algumas propostas de alteração desta trajetória de divergência e de estagnação portuguesas em torno de três grandes eixos, reestruturação da dívida, nomeadamente da dívida externa, reduzindo este lastro de dependência que se foi acumulando, e por outro lado um maior controlo público do sector bancário, regressando a uma época em que os poderes públicos tinham um maior controlo sobre o sistema financeiro. Sugerimos ainda uma saída da zona Euro, tanto quanto possível negociada, recuperando alguns instrumentos de política económica e alguma margem de manobra para por em marcha políticas que permitam alterar esta trajetória de divergência”, explica.

A “Financeirização do Capitalismo em Portugal” é um livro que, segundo João Rodrigues, “é construído para o público em geral mas que ao mesmo tempo procura refletir uma investigação científica e uma agenda de investigação que nós vimos prosseguindo há algum tempo e que assenta num projeto coletivo e numa cooperação entre investigadores nacionais e também investigadores estrangeiros e, nesse aspeto, também é o produto dum processo de cooperação internacional”.

Saiba mais sobre o investigador em: CES

Scroll to top