sociologia,
90 seg

Ep. 195 Rafaela Rosário – Programa de intervenção e formação de professores para incutir hábitos mais saudáveis em crianças nas escolas

August 21, 2017

ep195_interiorO objetivo deste projeto é dar formação a professores para que possam intervir na educação das crianças e incutir hábitos de vida mais saudáveis, tais como alimentação e atividade física.


Rafaela Rosário é docente e investigadora no Centro de Investigação em Enfermagem no Centro de Investigação e Estudos da Criança (CIEC), ambos centros de investigação da Universidade do Minho (UM) e está a desenvolver um programa de intervenção em professores de escolas para a promoção de um estilo de vida mais saudável entre as crianças.

Este programa está baseado em duas vertentes: a educação e formação de professores e a sua intervenção junto das crianças. “Fizemos uma avaliação inicial com todas as crianças com as quais trabalhamos e que integraram sete escolas de Guimarães e fizemos uma avaliação no seguimento das sessões de educação e formação junto dos professores”, conta a investigadora. Relativamente ao programa propriamente dito, decorreu ao longo de um ano letivo e incluiu sessões de promoção de alimentação saudável e de atividade física, atividades de culinária saudável para crianças e famílias, e estratégias para a redução de alimentos de elevada densidade energética e de baixo valor nutricional.

“Aquilo que nós verificamos em termos globais foi que efetivamente no seguimento do programa de intervenção as crianças reduziram a incidência de excesso de peso e simultaneamente aumentaram o consumo de fruta e produtos hortícolas e reduziram o consumo de alimentos menos interessantes, estes alimentos de elevada densidade energética e de baixo valor nutricional”, explica Rafaela Rosário. Desta forma, o programa foi bem-sucedido.

Saiba mais sobre a investigadora em: ResearchGate

 

Scroll to top