tecnologia,
90 seg

Ep. 194 Eduardo Mendes – Ter um drone a entregar a sua encomenda em qualquer ponto da cidade? Não, não é ficção

August 18, 2017

ep194_interiorSistema de entregas de encomendas através de drones testou com sucesso o envio de um pacote entre dois pontos da cidade de Lisboa situados ao longo de um corredor aéreo do Aeroporto Humberto Delgado.


Eduardo Mendes, cofundador da empresa Connect Robotics e investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está focado na automação de sistemas de entregas através de drones.

“Nós não construímos drones mas fazemos a automação de drones. Procuramos drones no mercado, ou drones que fazemos em empresas parceiras como a Sleeklab, colocamos o nosso computador de bordo e fazemos isso integrado num sistema num servidor que faz a automação do processo de entregas”, explica.

Com a autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil, esta empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, conseguiu testar com sucesso a entrega automatizada de uma encomenda através de drone entre o Centro de Distribuições dos CTT em Cabo Ruivo e a sede dos CTT no Parque das Nações.

Este percurso de três quilómetros foi feito em cerca de sete minutos, com o drone a não ultrapassar os 30 metros de altitude durante o voo.

Eduardo Mendes explica como funcionou o processo por trás do desenvolvimento deste sistema. “Eu preciso entregar uma encomenda. É conhecida a minha posição e a do centro de distribuição. Eu digo que preciso de entregar para o cliente A, o sistema automaticamente gera um plano de voo, compara com planos de voos nossos e, num futuro não muito distante, com o das outras empresas também, para verificar condições de tráfego e evitar conflitos. Verifica condições climatéricas, e verifica se recetor está livre. Há uma interface web onde o recetor clica e diz ao sistema ‘estou pronto para receber’. Feito isso o sistema gera tudo automaticamente. O próprio drone analisa as suas condições, se os sensores estão calibrados, se está com bateria, e se tudo estiver aprovado ele levanta voo, percorre o percurso até ao ponto de entrega, aterra, solta o pacote, levanta voo e retorna para a base para carregar e trocar bateria”

Eduardo Mendes reforça ainda a importância do desenvolvimento de sistemas de automação para o futuro da distribuição de encomendas através de drones.

A Connect Robotics é uma empresa fundada em Janeiro de 2015, resultante da união entre especialistas de controlo de veículos aéreos não tripulados, e de gestão de cadeias de distribuição.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top