tecnologia,
90 seg

Ep. 207 Francisco Duarte – VENEX: Sistema alternativo às lombas também produz energia

September 06, 2017

ep207_interiorQuantas vezes não passámos já por lombas nas estradas que nos incomodam? Na sua maioria causam desconforto e desgastam o carro. O sistema VENEX vem mudar essa situação ao reduzir a velocidade do carro de forma autónoma.​


Francisco Duarte é aluno de doutoramento no programa MIT Portugal, investigador na Universidade de Coimbra (UC) e trabalha atualmente no projeto VENEX.

Este projeto “consiste num equipamento que tem a capacidade de retirar energia aos veículos e portanto reduzir a sua velocidade sem qualquer ação do condutor de uma forma que não causa desconforto ao condutor e passageiros do veículo nem danos ao próprio veículo”, explica o investigador. As lombas, por exemplo, acarretam grandes inconvenientes, nomeadamente o desconforto para os passageiros, e os danos provocados no próprio veículo. Além disso, são uma fonte de poluição sonora, “porque causam grande ruído nas zonas onde estão embutidas e portanto os próprios moradores fazem queixas, ganham sempre esses processos e elas são retiradas”, explica Francisco Duarte.

O sistema VENEX é uma inovação no sentido em que, comparado com as lombas, não tem nenhum desses inconvenientes: não causa danos no veículo, não provoca desconforto aos passageiros e não contribui para a poluição sonora. “Para além de não ter isto, o próprio condutor não se sente mal ao passar sobre o sistema e está a ajudá-lo a reduzir a velocidade num sítio onde ele obrigatoriamente deveria circular a uma velocidade baixa, está também a protege-lo a ele porque não é só o peão se for atropelado que sofre danos, o próprio condutor muitas vezes também fica afetado”, esclarece. Desta forma, o sistema estará a proteger também o condutor de eventuais acidentes, sem barreiras e de forma segura.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top