tecnologia,
90 seg

Ep. 210 Tiago Sá – Wisecrop: Sistema operativo permite controlar processos agrícolas de forma remota

September 11, 2017

ep210_interiorCom a ajuda de sensores ligados em rede, este sistema permite ao agricultor conhecer o estado das suas plantações em tempo-real e ativar processos como a rega de forma remota.​


Tiago Sá, cofundador da Wisecrop empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu este produto a partir de uma investigação inicial em tecnologias de transmissão de dados sem fios.

“O Wisecrop é o sistema operativo da agricultura. No fundo fazemos a comparação direta com o Microsoft Windows que todos usam no computador. Quando fazemos login ao nosso computador vamos utilizar a aplicação mais indicada para a tarefa que queremos executar. Se eu quero escrever uma carta se calhar vou usar o Word, se eu quero fazer contas se calhar uso o Excel. No Wisecrop é exatamente o mesmo mas orientado ao setor agrícola. Temos todo um conjunto de aplicações que ajudam em cada tarefa diária da gestão da exploração agrícola”, conta.

À semelhança do que acontece num computador é possível ligar diferentes dispositivos ao Wisecrop com o propósito de auxiliar o agricultor na gestão das suas plantações: “Tal como num computador posso ligar dispositivos, posso ligar uma impressora ou um monitor para me ajudarem a trabalhar, no Wisecrop acontece exatamente as mesma coisa mas relacionado com sensores que medem parâmetros da própria cultura, ou do clima em que estão, e também permite controlar remotamente programadores de rega.”

Segundo Tiago Sá, no Wisecrop é possível encontrar diferentes serviços agrícolas que podem ser requisitados diretamente e cujo resultado fica disponível online de imediato.

“Este projeto começou na faculdade onde tivemos oportunidade de trabalhar com uma tecnologia de transmissão de dados sem fios inovadora na altura e o que fizemos foi criar um produto em torno desta tecnologia”, acrescenta.

O Wisecrop surge assim para suprir a necessidade que o setor agrícola tem de incorporação tecnológica que, segundo o investigador, está numa tendência crescente de adoção deste tipo de soluções.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top