medicina,
90 seg

Ep. 211 Luís Lapão – Projeto HAITool desenvolve ferramenta de gestão de recursos em Hospitais

September 12, 2017

ep211_interiorEste sistema de informação vai permitir às equipas hospitalares gerir recursos com o objetivo de responder de forma mais precisa e em tempo-real às necessidades dos seus pacientes.​


Luís Lapão, investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), está a desenvolver esta ferramenta com foco em melhorar a dosagem e a prescrição de antibióticos.

A ligação entre práticas incorretas no uso de antibióticos e o desenvolvimento de resistências por parte das bactérias, serviu de motivação para este projeto. “O projeto foi intitulado HAITool (Hospital Antibiotic Stewardship Intervention) é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a gestão de antibióticos em ambiente hospitalar. Temos um acesso fácil aos antibióticos, e esse é que é o problema. Não temos a noção de que um antibiótico está perfeito, foi desenvolvido para combater uma determinada bactéria e não todas as bactérias, portanto os médicos têm que ter a informação para perceber se estão a usar o antibiótico certo ou não”, reforça Luís Lapão.

“Hoje em dia na maior parte das enfermarias os médicos e os engenheiros trabalham em equipa, portanto a prescrição de um antibiótico devia ser uma decisão de equipa. Com esta ferramenta, quando o médico está a olhar para o sistema de informação percebe que há ali um alerta porque fica a vermelho por exemplo. Há qualquer coisa que aconteceu, e uma informação que ele consegue ver facilmente é se foi identificada uma nova bactéria ou se o antibiótico que estava a dar não era o adequado e ele tem que o alterar”, descreve.

Assim, o médico pode rapidamente alterar o antibiótico, usando esta informação de forma ágil e com maior grau de precisão. Segundo o investigador, o HAITool ajuda os médicos a tomar decisões de uma forma mais rápida.

“Nós trazemos a evidência cientifica para ajudar a pôr estas equipas a trabalhar e a desenvolver o sistema de informação de acordo com os processos de trabalho que eles têm. Em conjunto conseguimos desenvolver um sistema que é deles, é próprio, adequado às suas necessidades e de alguma maneira fazendo com que cada sistema seja único efetivamente”, conclui.

O HAITool é um projeto financiado pelas EEA Grants, em colaboração com a Universidade do Norte da Noruega e o Hospital Universitário de Genebra.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchgateLinkedIn | IHMT

Scroll to top