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Ep. 213 Gonçalo Calado – Caracóis terrestres: alunos preenchem lacunas do conhecimento destas espécies

September 14, 2017

ep213_interiorProjeto desafia alunos de biologia a responderem a perguntas sobre moluscos terrestres portugueses ainda sem resposta com o objetivo de propor novo estatuto de conservação para as espécies.


Gonçalo Calado é docente e diretor Departamento de Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

Há cerca de quatro anos que o professor e os colegas de grupo Francisco Moreira e Susana Dias decidiram procurar um tema de investigação que pudesse ser utilizado pelos seus alunos. “Tentámos encontrar um tema que fosse simultaneamente importante em termos do fim para o qual a investigação era feita e cativante para os alunos e para as aulas que damos, nomeadamente as aulas de Ecologia e Biologia da Conservação”, explica.

O modelo animal a que chegaram foi o caracol terrestre que existe em Portugal. Porquê? “Por vários motivos”, indica Gonçalo Calado, “porque existem dentro dos caracóis terrestres espécies endémicas com área de distribuição muito restrita, algumas foram descritas como novas para a ciência há muito pouco tempo e sabe-se muito pouco sobre questões vitais para poder protege-las e atribuir um estatuto de conservação”.

Sobre estas espécies de moluscos há várias questões ainda por responder, questões como qual a área exata em que vivem, quais os recursos que utilizam, quais os habitats ou micro habitats que precisam para viver, e qual o seu ciclo vida. Foi com estas perguntas que os professores desafiaram os alunos a contribuir para essas informações nas unidades curriculares e que depois possam ser aproveitadas pelos professores e investigadores sob a forma de artigos científicos e sob a forma de propostas para estatuto de conservação das espécies.

Saiba mais sobre o investigador em: ULHTLinkedIn

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