robótica,
90 seg

Ep. 214 João Borges de Sousa – Rede de veículos submarinos e aéreos não tripulados ajudam a conhecer os segredos do Peixe-lua

September 15, 2017

ep214_interiorDurante um período de quatro semanas, uma equipa multidisciplinar, de engenheiros, oceanógrafos e biólogos, com recurso a veículos submarinos e aéreos não-tripulados acompanhou o dia-a-dia de um conjunto de Peixes-lua ao largo da costa Algarvia.​


João Borges de Sousa, professor Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e responsável pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS), participou neste projeto que teve como objetivo monitorizar os hábitos desta espécie de peixe.

“No nosso grupo de investigação temos vindo a projetar, a construir e a operar veículos não tripulados submarinos, de superfície e aéreos, para operações em rede. Durante algumas semanas andámos no Algarve a seguir Peixe-Lua que tínhamos previamente marcado com marcadores satélite, portanto, com esses marcadores nós sabíamos quando é que os peixes estavam à superfície e dessa forma podíamos enviar veículos submarinos, de superfície e aéreos para basicamente medir o que eles estavam a fazer, e ver a envolvente ambiental relativamente à posição do peixe no sentido de tentar correlacionar essas medidas com o comportamento do peixe”, conta João Borges de Sousa.

Esta iniciativa foi financiada pelo Office of Marine Research Global (ONR Global) uma instituição americana, e, segundo o investigador, levou-os também a perceber de forma mais profunda, como estes peixes interagem com o ambiente e como o ambiente pode determinar o seu comportamento.

Desenvolvida em 2014, esta experiência que teve seguimento em 2015 quando a equipa do LSTS usou o conhecimento adquirido neste projeto para seguir baleias nos Açores em cooperação com colegas da Universidade dos Açores.

Saiba mais sobre o investigador em: FEUP 

Scroll to top