robótica,
90 seg

Ep. 218 Tiago Pereira – Estudo desenvolve ferramentas que ajudam robots a trabalhar em equipa

September 21, 2017

ep218_interiorInvestigação desenvolve mapas em duas dimensões e algoritmos de processamento de imagem para ajudar grupos de robots a orientarem-se no espaço e a trabalhar em equipa.​


Tiago Pereira, estudante de doutoramento no âmbito do programa CMU Portugal e investigador no INESC TEC, está a estudar sistemas de cooperação multi-robot que podem um dia vir a ser usados em áreas tão variadas como a monitorização de edifícios, ou até mesmo em missões de resgate e salvamento.

“O meu trabalho passa por utilizar mapas 2D dos espaços onde os robots se movimentam e fazer transformações geométricas e isotécnicas de processamento de imagem para, no fundo, determinar as capacidades de cada robot em termos das suas capacidades de atuação e das suas capacidades de observação, ou seja, determinar o que cada robot consegue observar no mundo e até que partes é que o robot consegue mover-se”, explica.

Segundo o investigador, os sistemas multi-robot são importantes pois permitem executar tarefas de forma mais eficiente. “Podemos ter vários robots ao mesmo tempo e assim a tarefa acaba de forma mais rápida, e também podemos juntar robots com capacidades diferentes. Podemos ter um robot com uma capacidade de sensorização melhor do que outro, podemos ter um outro robot que é mais pequeno e que consegue chegar a mais espaços mais apertados, e desta forma pode ser muito útil ter robots com capacidades diferentes a trabalhar em equipa para executar alguma tarefa.”

“O meu trabalho de doutoramento está muito relacionado com esta questão de coordenar uma equipa de robots heterogéneos de forma eficiente. Queremos dar uma tarefa ou um conjunto de tarefas a uma equipa de robots, por exemplo ir procurar um objeto no ambiente, verificar se existem humanos num espaço e portanto é preciso fazer este planeamento de forma eficiente, e também é preciso que os robots se adaptem a mudanças no ambiente”, remata.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | FEUP

Scroll to top