economia,
90 seg

Ep. 222 Pedro Lains – Por que razão há economias mais avançadas que outras?

September 27, 2017

ep222_interiorEste projeto estuda a evolução das economias de diferentes nações com o objetivo de perceber o seu crescimento diferencial.


Pedro Lains é investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), professor visitante na Universidade Católica Portuguesa e trabalha em História Económica.

“Aquilo que eu faço e que os outros historiadores económicos fazem é fundamentalmente tentar perceber porque é que há nações mais desenvolvidas do que outras”, começa por esclarecer o investigador. Entender o crescimento económico de um país é perceber as suas causas, fazer perguntas sobre o papel das instituições, dos recursos naturais, da tecnologia, do comércio internacional, da política económica no desenvolvimento económico das nações, e tentar perceber porque é que alguns países e algumas economias avançaram mais depressa e mais cedo, e outras ficaram para trás.

Um exemplo específico que o investigador utiliza é o da Revolução Industrial Britânica. Neste caso, as perguntas que faz são: quais são as razões que levaram a esta revolução, porque é que aconteceu na Grã-Bretanha e não num outro local, e por que razão aconteceu no século XVIII? Paralelamente, pretende perceber “as razões do atraso da Península Ibérica ou de Portugal no século XIX, ou também, porque é que Portugal no século XX foi um dos países que mais cresceu na Europa Ocidental”.

Pedro Lains admite que as questões que são feitas em História Económica são muito vastas, mas são fundamentais e as mais importantes nesta área. “Por um lado temos que olhar para a economia, por outro lado temos de olhar para um conjunto de variáveis que nós achamos que são importantes para a evolução das economias, e é isso que nós fazemos”, conclui o investigador.

Saiba mais sobre o investigador em: ICS

Scroll to top