eng. civil,
90 seg

Ep. 223 João Poças Martins – Tecnologia BIM permite prever e corrigir erros de construção antes da obra começar

September 28, 2017

ep223_interiorBuilding Information Model (BIM), ou modelos de informação para a construção em português, é uma tecnologia que permite criar modelos tridimensionais de edifícios. Esta investigação está a desenvolver sistemas de realidade virtual em BIM que permitem explorar um edifício por dentro e alterar elementos estruturais antes do início da obra.​


João Poças Martins, investigador do CONSTRUCT e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a explorar novas formas de implementar a tecnologia BIM com recurso a realidade virtual e aumentada.

“BIM é uma daquelas áreas em que o nome diz exactamente aquilo que é, nós tratamos de modelos que normalmente são tridimensionais de edifícios e esses modelos têm por trás uma base de dados muito complexa que pode incluir informação como propriedades de materiais, preços, tempos que me demora a fazer uma tarefa qualquer e portanto basicamente o que eu tenho é uma grande base de dados com um modelo tridimensional à frente”, descreve.

A grande mais-valia desta tecnologia é a possibilidade de encontrar erros estruturais que seriam muito custosos de resolver em obra e que assim podem ser corrigidos de forma preventiva. “Aquilo que eu estou a fazer é uma construção virtual de um edifício que construo dentro do meu computador antes de o ter que construir de facto em obra. Todos os problemas que me aparecem no computador são baratos de resolver, se o problema transitar para a obra custa dinheiro, portanto é preciso demolir, ou é preciso fazer alterações ao projecto que muitas vezes desvirtuam os objetivos iniciais do projetista”, explica.

Esta tecnologia também ajuda as empresas a promover os seus produtos de construção, recorrendo ao BIM como uma plataforma de marketing para apresentação virtual dos seus projetos a potenciais clientes. “Muitas das empresas têm vindo a usar BIM porque os modelos que o BIM gera são atraentes e os clientes acabam por ficar interessados por este tipo de modelos”, acrescenta.

Atualmente, João Poças Martins, está a estudar a aplicação de realidade virtual e aumentada em modelos BIM que permitam, por exemplo, observar num determinado local o tipo de tubagem e cabos que existem sob um determinado pavimento, e explorar o interior de um edifício que ainda não esteja construído.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Linkedin | FEUP

Scroll to top