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Ep. 224 Teresa Heitor – Como melhorar a sala de aula das Universidades? A inspiração pode estar nas áreas de restauração e de convívio

October 02, 2017

ep225_interiorHoje em dia, grande parte do estudo e da partilha de conhecimento no ensino superior ocorre cada vez mais nos espaços informais da Universidade, como as zonas de restauração, as salas de convívio e os corredores. Há ainda espaço para as salas de aula e os anfiteatros? Como devem estes espaços evoluir?​


Teresa Heitor, investigadora do núcleo de arquitectura do CERIS do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, está a estudar a arquitetura dos campus universitários com o objetivo de melhorar os atuais paradigmas da sala de aula e dos anfiteatros.

“As mudanças que hoje estão a ocorrer no ensino superior têm uma grande ênfase no papel que é atribuído ao trabalho do estudante, às práticas colaborativas de aprendizagem que implicam espaços com outras tipologias para além daquelas convencionais, em particular porque a rigidez do modelo convencional quer seja da sala de aula, quer seja do anfiteatro, ou do laboratório, hoje já não se compadece com aquilo que se pretende sobretudo por estes modelos de grande colaboração e interação”, explica.

Para a investigadora, espaços como átrios, corredores e zonas de restauração, criam um atualmente um ambiente mais propício para o desenvolvimento do trabalho do estudante. “Pelas observações que temos vindo a realizar verificamos que parte considerável do tempo despendido em actividades relacionados com a partilha de conhecimento ocorre fora do tempo e do espaço da sala de aula e também dos gabinetes, em espaços que não foram previamente definidos para este efeito. Estamos a falar sobretudo em espaços como átrios, corredores, zonas de restauração que simultaneamente criam esse tipo de ambiente propício a essas práticas”, acrescenta.

Teresa Heitor acredita que ainda há espaço para a sala de aula e para os anfiteatros, contudo, o desenho da Universidade do futuro poderá passar por uma maior capacidade de personalização destes espaços, com mesas e cadeiras amovíveis, capazes de serem distribuídas num diverso número de disposições, de forma a adequarem-se à tipologia de cada aula, e de cada professor ou estudante.

Saiba mais sobre a investigadora em: Orcid | Academia.edu | IST

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