medicina,
90 seg

Ep. 231 Ricardo Cruz Correia – VirtualCare: a base de dados permite responder a perguntas de obstetrícia nas unidades de saúde

October 11, 2017

ep231_interiorProjeto pretende criar uma base de dados onde se armazenem os registos clínicos eletrónicos de obstetrícia e que permite a comparação de dados entre múltiplos profissionais de saúde.


Ricardo Cruz Correia é investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O projeto em que o investigador está atualmente envolvido chama-se VirtualCare e tem como objetivo “criar registos clínicos eletrónicos para obstetrícia, que promovam a recolha de dados estruturada, que permita a investigação, a gestão da unidade e o apoio à prestação de cuidados às grávidas e recém-nascidos que nascem neste caso no Hospital de São João”, explica. Inicialmente instalado no hospital do Porto, nos dias de hoje o sistema já está disponível nos serviços de obstetrícias de muitas outras unidades hospitalares.

A principal vantagem deste sistema é, de acordo com Ricardo Cruz Correia, a recolha estruturada de dados e a posterior comparação desses dados entre os vários profissionais de saúde e de unidades. “Portanto permite, no fundo, que mais tarde se consiga fazer perguntas a esta base de dados e ter, de alguma forma, certeza das respostas que se obtêm”, esclarece o investigador. Além disso, e tendo por base os dados dos últimos quatro ou cinco anos, pode-se tentar perceber qual é o efeito de uma determinada intervenção cirúrgica.

“Neste momento estamos em dez hospitais e temos expectativa de em 2017, pelo menos ter mais três hospitais a usar o sistema, e já não são só hospitais do norte nem são só hospitais públicos”, sublinha. Hoje em dia, também há unidades hospitalares privadas a demonstrar interesse em utilizar o sistema.

Saiba mais sobre o investigador em: CINTESIS | ResearchGate | LinkedIn

Scroll to top