gestão,
90 seg

Ep. 236 Helena Alves – ARTISAN é o projeto que pretende assegurar a continuidade dos negócios do setor artesanal e agroturístico

October 18, 2017

ep236_interiorEste projeto analisa as dificuldades das empresas familiares do setor do artesanato e do agroturismo, tendo em vista o planeamento de um programa de formação em empreendedorismo que possa diminuir o risco de falência junto dessas empresas.


Helena Alves é investigadora e docente no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da Universidade da Beira Interior (UBI) e trabalha no projeto ARTISAN.

Este é um projeto que procura potenciar as capacidades empreendedoras das empresas familiares do setor do artesanato e do agroturismo e tem como primeiro objetivo “tentar perceber quais são as dificuldades que existem nas empresas familiares, sobretudo porque os estudos demonstram que existe uma alta taxa de mortalidade na passagem da primeira geração para a segunda geração”, explica a investigadora.

Depois de uma primeira fase em que se fez um diagnóstico das políticas europeias e nacionais a nível empreendedor para estas empresas familiares, foi possível perceber que não existem programas específicos de empreendedorismo para empresas do setor do artesanato e do agroturismo, razão pela qual Helena Alves e o grupo de investigação se focou nestes setores. Atualmente a equipa está na segunda fase do projeto, a fase de diagnóstico das necessidades. Nesta etapa já foram feitos focus group com a presença de membros juniores e seniores de várias empresas e estão agora a decorrer entrevistas a nível individual com algumas empresas que estavam nestas condições.

“Estamos a tentar perceber quais são as suas dificuldades para depois podermos então montar aquilo que será um programa de formação online e offline com os seus parceiros internacionais para ganhar essas capacidades para dar continuidade ao negócio”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: UBI  | ResearchGate

Scroll to top