matemática,
90 seg

Ep. 252 Eugénio Rocha – Como pensamos e como aprendemos? A resposta pode estar no jogo Nim

November 09, 2017

ep252_interiorDados obtidos através da observação de jogadores de Nim permitem descobrir como diferentes questões culturais levam a estratégias de pensamento e de aprendizagem distintas.​


Eugénio Rocha, investigador no CIDMA – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações e docente na Universidade de Aveiro (UA), está a usar a estatística aplicada ao jogo Nim para responder a questões essenciais sobre o processo de pensamento e aprendizagem humano.

O Nim é um jogo de estratégia matemático em que dois jogadores retiram à vez peças de pilhas distintas. Em cada turno, o jogador deve remover pelo menos uma peça, sendo possível remover um número ilimitado de peças, desde que estas provenham da mesma pilha. O objetivo do jogo é evitar ser-se o primeiro jogador a ficar sem peças.

“O projeto Nim usa um jogo muito antigo de pilhas em que a ideia é não ficar com a última. Existem várias formas diferentes de jogar que estão implementadas no jogo, mas o fulcro da questão é que nestes modelos chegar à última é a regra geral. No entanto, matematicamente prova-se que há uma estratégia ótima, há uma forma ganhadora de jogar. Nós damos o jogo Nim livremente e recolhemos todas as jogadas que as pessoas fazem”, explica Eugénio Rocha.

Neste momento, o foco deste projeto passa por avaliar como as pessoas aprendem heurísticas ao longo do tempo. “O que é uma heurística? Uma heurística é uma ideia que funciona na maioria das vezes e que a pessoa pensa que é a forma ideal de conseguir o seu objetivo. E qual a razão de usar este jogo para as estudar? O principal objetivo é a parte pedagógica. Temos uma experiência que é igual para todos os utilizadores, o jogo é igual e segue os mesmos parâmetros”, saliente.

Para o matemático, observar a forma como os jogadores interagem com o Nim, assim como as estratégias que aplicam para o vencer, dá-lhe informação que através de técnicas de matemática aplicada a data mining, ajudam-no a encontrar padrões, a encontrar características particulares de cada jogador.

Segundo Eugénio Rocha, é possível assim descobrir não só estatísticas básicas, como a influência que elementos como o género ou a idade têm na estratégia do jogador, mas também descobrir que por questões culturais as pessoas pensam de uma certa maneira.

“Todas essas formas de pensar podem ser evidenciadas com algumas técnicas matemáticas na forma como as pessoas aprendem e lidam com a situação e temos muito interesse em descobrir isso”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchGate | LinkedIn | UA

Scroll to top