desporto,
90 seg

Ep. 253 Jorge Mota – De pequenino se torce o pepino: Crianças do pré-escolar aprendem práticas saudáveis de exercício e de nutrição

November 10, 2017

ep253_interiorEste projeto desenvolveu um programa escolar que ajuda crianças dos três aos cinco anos a adotar práticas saudáveis de exercício e de nutrição.


Jorge Mota, professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e coordenador do CIAFEL – Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer, desenvolveu este programa que teve lugar em escolas públicas do concelho de Matosinhos.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) este projeto teve como base uma intervenção em escolas públicas, que proporcionava aos alunos dos três aos cinco anos de idade, duas atividades semanais coordenadas por uma especialista durante três anos letivos. Além das atividades semanais, era também fornecido material educativo aos pais, com o objetivo de os informar sobre os benefícios da atividade física e da importância do exercício, com alguns conselhos de âmbito nutricional.

“Tivemos escolas de controlo e escolas de intervenção. As escolas de intervenção tinham duas aulas por semana adicionais, de cerca de uma hora com atividade para vários tipos de exercícios. Desde jogos a atividades programadas e orientadas pelos nossos colegas. Tentámos também dar algumas indicações aos pais relativamente a uma forma de estar saudável em termos do estilo de vida, da alimentação e do exercício”, explica.

Segundo Jorge Mota, este programa não se focou apenas nas crianças mas também nos pais: “A questão central aqui é que nas crianças com três ou cinco anos, as escolhas delas são relativas. São os pais objetivamente os responsáveis e portanto foi nesse sentido que fizemos a intervenção.”

Este programa foi bem recebido pelas escolas que participaram neste estudo, mantendo-se ainda em aberto a possibilidade do projeto continuar e estender-se a outras escolas do concelho.

Saiba mais sobre o investigador em: Academia.edu | LinkedIn | FADEUP | CIAFEL

Scroll to top