saúde pública,
90 seg

Ep. 254 Patrícia Poeta – Resistência a antibióticos em animais selvagens

November 13, 2017

ep254_interiorAs bactérias estão a ganhar resistência a uma variedade cada vez maior de antibióticos. É importante, por isso, estudar os efeitos que estas bactérias têm para as diferentes espécies animais, incluindo o ser humano.


Patrícia Poeta, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora do UCIBIO-Requimte, estuda a epidmiovigilância da resistência a antibióticos na comunidade selvagem.

“O problema das bactérias multirresistentes existe há vários milhões de anos, portanto as bactérias já são resistentes aos antibióticos há muitíssimos anos, não é o antibiótico que causa a resistência da bactéria”, explica a investigadora. Devido à prescrição indevida de antibióticos, à toma incorreta dos mesmos e devido a muitos outros fatores as bactérias começaram a ganhar resistência aos antibióticos e inclusivamente a transmitir essa resistência através de elementos genéticos de uma comunidade de bactérias a outra comunidade de bactérias.

Perante os fatores acima descritos, as bactérias começaram a ficar resistentes a vários grupos de antibióticos. Dado que o que afeta os ecossistemas naturais também irá afetar os humanos (tanto da comunidade como os que estão internados) e o animais (de companhia, de consumo e até mesmo os animais selvagens), este problema tem de ser visto de uma perspetiva global e ampla.

“Portanto nós estudamos várias espécies de animais selvagens sempre como foco a resistência aos antibióticos portanto temos tentado fazer aquilo que se chama a epidmiovigilância da resistência a antibióticos na comunidade selvagem”, conclui Patrícia Poeta.

Saiba mais sobre a investigadora em: DeGóis

Scroll to top