tecnologia,
90 seg

Ep. 256 Pedro Pinto – FiberSail: a empresa que quer aumentar a eficiência das turbinas eólicas

November 15, 2017

ep256_interiorA empresa portuguesa FiberSail está a desenvolver um sistema de monitorização das pás das turbinas eólicas, que promete melhorar a eficiência de cada turbina.


Pedro Pinto, fundador da FiberSail, empresa incubada na UPTEC, está a desenvolver uma tecnologia que permita melhorar a eficiência das turbinas eólicas.

“Hoje em dia existem várias tecnologias para a monitorização através de sensores, câmaras e tudo mais, mas nenhuma é capaz ainda de ter a precisão e o custo para se implementar em todas as turbinas que existem, e por essa razão, a maioria das pás que existem hoje em operação, elas não são monitorizadas”, contextualiza o empreendedor. Para que as turbinas possam funcionar sem essa monitorização a indústria teve de construir estruturas que consigam operar sem a mesma e, como tal, são estruturas que “não estão a trabalhar no pico da performance porque têm de ter essa capacidade de não serem controladas”.

Face a esta lacuna, a empresa FiberSail está a desenvolver uma tecnologia que vai trazer para a indústria uma maneira de monitorizar as pás de uma forma custo-eficiente e precisa. “Isto vai permitir que a indústria comece a construir pás mais críticas, mais eficientes e que consiga mesmo melhorar a performance das pás atuais através do controlo da contínua monitorização e controlo dessas pás”, explica Pedro Pinto.

De acordo com Pedro Pinto, no caso de as pás conseguirem ser monitorizadas poderá ser possível aumentar a eficiência das turbinas. “Para termos uma noção, se nós conseguíssemos aumentar em dois por cento a eficiência em cada turbina que existe em operação, isto iria gerar no final do ano um aumento de cerca de quatro biliões de euros em eletricidade que é gerada pelo vento com a capacidade instalada hoje em dia”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn

Scroll to top