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Ep. 257 Sara Calado – Presidenciais 2016: Análise de atualidade e conflito entre candidatos dominaram a cobertura eleitoral feita pela RTP1

November 16, 2017

ep257_interiorEste estudo analisou a cobertura feita pelo Telejornal da RTP1 às eleições presidenciais de 2016, vencidas por Marcelo Rebelo de Sousa. A pouca discussão das ideias e projetos dos candidatos para a Presidência, e a forte mediação das suas mensagens por parte dos repórteres, são algumas das principais conclusões.​


Sara Calado, investigadora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), realizou este estudo tendo como objetivo a análise de conteúdo com foco na duração, enquadramento e mediação das notícias e reportagens realizadas durante o período eleitoral.

“O meu trabalho de investigação procurou perceber de que forma foi feita a cobertura da campanha eleitoral para as Presidenciais de 2016 no Telejornal da RTP1. Defini vários critérios como por exemplo a duração das notícias, o enquadramento escolhido pelo repórter e o nível de mediação, isto é, se a mensagem dos candidatos foi transmitida diretamente para os telespetadores ou se foi mediada pelo repórter, por exemplo, numa peça gravada em vez de ser num momento em direto”, explica Sara Calado.

Para a investigadora, dentro dos principais resultados destaca-se o facto de o enquadramento escolhido pelos repórteres, para as notícias sobre a campanha eleitoral dos vários candidatos, ter recaído em momentos onde havia uma clara disputa entre os candidatos, assim como momentos em que os candidatos se referiam a algum tema da atualidade, em detrimento de uma exposição clara das ideias políticas, e da promoção do debate sobre aquilo que estes se propunham a fazer caso fossem eleitos.

“É também interessante perceber que o nível da mediação foi mais elevado na cobertura da campanha eleitoral de Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar de ter sido o candidato eleito foi aquele que menos vezes transmitiu a sua mensagem política de forma direta para os telespetadores”, revela.

Esta situação é ainda mais curiosa quando comparada com os restantes candidatos. A campanha eleitoral de Marcelo Rebelo de Sousa teve notícias com maior duração, contudo, esses momentos não foram sempre utilizados para transmitir a sua mensagem política para os telespetadores. No extremo oposto, Vitorino Silva, o candidato com o menor tempo de duração das notícias, teve também o menor nível de mediação da sua mensagem.

Este estudo revelou também que Marcelo Rebelo de Sousa foi o candidato a quem o Telejornal da RTP1 mais tempo dedicou, superando inclusive o tempo dado a todos os restantes candidatos em conjunto.

Saiba mais sobre a investigadora em: LinkedIn | Researchgate

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