saúde pública,
90 seg

Ep. 259 Sofia Balula Dias – i-Prognosis: Aplicação ajuda a prever primeiros sintomas da doença de Parkinson

November 20, 2017

ep259_interiorEsta aplicação regista hábitos de utilização do smartphone, como a pressão feita no ecrã e o tom da voz ao telefone, com o objetivo de detetar sinais de mudança na rotina do utilizador que possam ser indicativos de sintomas da doença de Parkinson.​


Sofia Balula Dias, investigadora da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, está a desenvolver a aplicação i-Prognosis de forma a contribuir para um diagnóstico precoce da doença de Parkinson, através da análise de dados comportamentais recolhidos durante a interação diária dos utilizadores com dispositivos inteligentes (smartphones e smartwatches).

“Imaginemos que estamos a enviar uma mensagem a um amigo. Quando o fazemos, estamos a exercer uma determinada pressão nas teclas, e esta pressão será utilizada para perceber como é que a pressão de uma pessoa saudável é diferente da pressão exercida por um doente com Parkinson”, explica a investigadora.

Além da pressão exercida nas teclas ou no ecrã do smartphone, esta aplicação vai também recolher informação sobre o tom e a dinâmica da voz do utilizador. “Um dos sintomas da doença de Parkinson é que a dinâmica do sinal da voz pode ser mais arrastada ao longo do tempo. No dia-a-dia podemos falar um bocadinho mais rápido, ou um bocadinho mais lento, mas um doente de Parkinson tem tendência para falar de uma forma lenta. Se tivermos este sinal podemos detetar aqui a transição de um comportamento saudável, para o de um potencial Parkinson. Para isso precisamos de ter dados de referência quer de pessoas saudáveis, como de doentes de Parkinson”, esclarece.

Neste momento, o objetivo do projeto é atingir cerca de cinco mil downloads da aplicação de forma a desenvolver uma base de amostra para determinar as diferenças de utilização dos dispositivos inteligentes entre pessoas saudáveis e pacientes diagnosticados com Parkinson.

“Temos envolvidos no projeto três centros médicos, na Grécia, no Reino Unido e na Alemanha que já têm doentes de Parkinson que estão a testar a aplicação. Mas aqui a ideia é que qualquer pessoa pode participar, para nos ajudar a encontrar referências de pessoas saudáveis, para depois compararmos com referências de doentes de Parkinson ao nível dos sintomas, e perceber como e quando acontece a transição para a doença”, acrescenta. 

Já disponível no Google Play, o i-Prognosis é um projeto de Investigação Europeu Horizonte 2020 que integra onze organizações de seis países da União Europeia (Grécia, Bélgica, Alemanha, Portugal, Suécia, e Reino Unido).

Saiba mais sobre a investigadora em: LinkedIn | Researchgate | FMH

Scroll to top