ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 261 Pedro Russo – Como motivar um cientista a comunicar ciência?

November 22, 2017

ep261_interiorA comunicação de ciência é uma tarefa cada vez mais necessária mas ainda pouco valorizada. Por muito motivados que estejam os cientistas, por que razão não a fazem? Este estudo foi tentar perceber precisamente o que impede os cientistas de investirem algum do seu tempo a falar sobre o seu trabalho para o público.


Pedro Russo, professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden na Holanda, estuda os fatores que incentivam e desmotivam os investigadores a fazerem comunicação de ciência.

“Tem vindo a crescer o número de profissionais de comunicação de ciência mas ao mesmo tempo temos vindo a reparar que muitos dos cientistas que querem comunicar, que têm motivações e são bastante motivados para comunicar acabam por não o fazer”, explica o docente. O objetivo do estudo foi, por isso, tentar compreender melhor as razões pelas quais estes investigadores não comunicam, identificar os obstáculos com que se deparam e tentar encontrar uma solução a nível institucional para este problema.

Pedro Russo e a equipa começaram por fazer uma análise exaustiva aos trabalhos que já tinham sido feitos em diferentes áreas, com o foco principal nos obstáculos e motivações dos investigadores para fazerem comunicação de ciência, e descobriram que um dos impedimentos é a falta de reconhecimento institucional. Além de o meio académico ser um meio muito competitivo e cuja perspetiva de emprego de longa duração é difícil de obter, “as pessoas estão sempre a ser avaliadas pela qualidade científica, por vezes pelo ensino e quase nunca pela própria comunicação e essa foi uma das barreiras principais”, explica o investigador.

Identificadas as barreiras, a equipa foi procurar modelos de inovação a nível empresarial e institucional “onde já há coisas novas a acontecer” no meio da comunicação, com o intuito de perceber quais são os modelos inovadores que melhor funcionam para apoiar os cientistas. Pedro Russo verificou que em grandes empresas existe um sistema de trabalho com mentores, onde há apoio institucional interno e reconhecimento da inovação como parte da progressão na carreira.

“Tentámos de certa forma ligar os dois: esse modelo que já existe, a inovação empresarial, e um pouco com a comunicação de ciência institucional a nível dos indivíduos, dos cientistas nas organizações”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | Univ. de Leiden

Scroll to top