ambiente,
90 seg

Ep. 263 Alfredo Rocha – A seguir neste jornal, a meteorologia para o próximo século

November 24, 2017

ep263_interiorEste projeto estudou os efeitos das alterações climáticas na Península Ibérica para o próximo século.


Alfredo Rocha é professor de Física na Universidade de Aveiro (UA) e investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA e estuda os efeitos das alterações climáticas na Península Ibérica.

Para avaliar as alterações climáticas particularmente em Portugal, o investigador fez simulações climáticas para as condições atuais e futuras seguindo um panorama específico do Painel Intergovernamental em Alterações Climáticas (IPCC). Os resultados da avaliação indicam que até ao fim deste século espera-se um aumento de temperatura entre os 3,5ºC no litoral do país e 6,5ºC no interior de Portugal.

Já no que se refere à precipitação, são esperadas poucas alterações: “uma ligeira diminuição mas há uma redistribuição da precipitação nas estações do ano, portanto no Inverno vai continuar a chover o mesmo que chove e nas outras estações vão haver pequenas alterações”, explica o investigador. “Estes dois tipos de alterações não significam que venha a haver uma redução da cobertura vegetal, portanto vamos ter condições para ter a mesma cobertura vegetal com exceção se calhar do Alentejo e do Algarve”, no entanto considerando que a temperatura irá aumentar no interior do país e, por consequência a humidade relativa vai diminuir, as condições atmosféricas para a ocorrência de fogos florestais serão menos desejáveis.

Um outro estudo realizado por Alfredo Rocha no âmbito das alterações climáticas incidiu sobre a instabilidade atmosférica, ou seja, “a probabilidade de ocorrência de tempestades com ou sem descargas elétricas”, explica. As conclusões apontam para que num futuro próximo o país irá passar a ter nas estações intermédias e no verão mais tempestades deste tipo, mas com chuva mais intensa e concentrada local e temporalmente.

Saiba mais sobre o investigador em: CESAM | UA

Scroll to top