ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 264 Patrícia Ferreira – Assegurar a saúde e bem-estar dos refugiados através da comunicação

November 27, 2017

ep264_interiorEstudo de doutoramento olha para a integração dos refugiados na sociedade, nomeadamente para a tradução de culturas alimentares nestas comunidades.


Patrícia Ferreira é investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e doutoranda no programa de Governação, Conhecimento e Inovação.

“O meu doutoramento foca-se sobre os modos de produção de conhecimento sobre alimentação e saúde em contextos de desigualdades marcantes”, explica a investigadora. Até ao momento, Patrícia Ferreira já escreveu, em conjunto com uma jornalista, três reportagens que abordam o tema. Uma reportagem em específico relata a preocupação de manter uma alimentação que seja adequada à cultura das pessoas e que permita “de alguma forma manter rotinas e vidas tal como as pessoas as querem definir em campos de refugiados onde as intervenções humanitárias, políticas e económicas neste momento definem as vidas das pessoas que estão a viver nestes campos como suspensas”, afirma a doutoranda.

A investigação sociológica permite olhar de forma crítica para a constituição dos espaços, para a coprodução de conhecimentos, para as práticas, para a alimentação, identidade e dignidade das pessoas. O objetivo é, usando estratégias e modelos de comunicação, traduzir estes conceitos em ações que possam melhorar a intervenção e que “possam de alguma forma contribuir para que estas pessoas sejam também atores desta mudança social que nós queremos que aconteça, penso que isso de facto é uma contribuição muito forte da sociologia para a resolução de alguns dos problemas que neste momento vivemos ao nível social”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: CES

Scroll to top