biologia,
90 seg

Ep. 266 Luís Braz – Mapas de distribuição de espécies de morcegos ajudam à sua proteção aquando da implementação de infraestruturas

November 29, 2017

ep266_interiorEste projeto está a estudar quatro espécies diferentes de morcegos nos distritos de Vila Real e de Bragança com o objetivo de estabelecer planos de proteção dessas espécies.


Luís Braz, investigador do Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). está a estudar as quatro espécies de morcego: o Morcego-negro, o Morcego-de-savi, o Morcego-arborícola-pequeno e o Morcego-rabudo.

“Neste momento estou a desenvolver um mapa da distribuição potencial de cada uma dessas quatro espécies de morcegos nos distritos de Vila Real e Bragança, de acordo com as características da paisagem destes dois distritos”, contextualiza o investigador. Perante os resultados desta distribuição, Luís Braz e a equipa conseguiram perceber por exemplo que o Morcego-de-savi é uma espécie cuja presença está associada a regiões montanhosas “não só por serem montanhas, mas por uma outra série de características como os cursos de água, a presença de florestas e uma série de características do meio dos quais essa espécie está dependente”, completa.

Já o Morcego-negro é uma espécie que está associada a zonas com grande precipitação anual e em zonas com maior presença de floresta autóctone. Isto porque “são morcegos arborícolas, fortemente dependentes da presença de bosques maduros, de floresta madura”.

O investigador conclui que “estes dados vão permitir, entre outras coisas, ajudar a estabelecer planos de proteção das espécies, identificar áreas de maior conflito com a instalação de infraestruturas como estradas, parques eólicos, barragens, e tentar melhorar os processos de análise da implementação desse tipo de estruturas”.

Saiba mais sobre o investigador em: UTAD | LinkedIn | LEA

Scroll to top