tecnologia,
90 seg

Ep. 267 Carlos Gonçalves – Manga de compressão ajuda a tratar patologia frequente em doentes com cancro da mama

November 30, 2017

ep267_interiorProjeto de doutoramento desenvolve uma manga de compressão que vem ajudar ao tratamento do braço inchado, patologia frequente em doentes de cancro da mama.


Carlos Gonçalves, aluno de Doutoramento do programa MIT Portugal na Universidade do Minho (UM), no Pólo de Azurém, está a desenvolver uma manga de compressão ativa que pode ser utilizada no tratamento do linfedema.

“O linfedema é uma patologia que normalmente é associada ao tratamento do cancro da mama e é caracterizada por um aumento do diâmetro do braço por uma acumulação de linfa”, esclarece o investigador. Hoje em dia o tratamento que existe para esta patologia consiste em compressões no braço feitas por massagens de drenagem linfática e por pressoterapia, com recurso a mangas insufláveis. Este projeto de doutoramento pretende complementar ou até mesmo substituir parte deste tratamento.

A manga de compressão que está a ser desenvolvida neste projeto mimetiza as massagens feitas pelos fisioterapeutas a “partir de atuadores e sensores que constituem cinco estágios de compressão que são embebidos num substrato têxtil”. A massagem é feita sequencialmente desde o pulso até ao ombro, percorrendo os vários estágios de compressão.

Este projeto de doutoramento é uma parceria entre a Universidade do Minho, o Centro de Nanotecnologia, Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e o MIT e está atualmente num processo de patente a nível nacional. “Estamos a finalizar agora os procedimentos necessários para uma patente europeia tendo em vista no futuro a comercialização do projeto”, conclui o investigador.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | MIT

Scroll to top