ambiente,
90 seg

Ep. 227 Hélder Fraga – ModelVitiDouro: o projeto que ajuda as adegas a combater os efeitos das alterações climáticas

October 05, 2017

ep227_interiorProjeto reúne informações importantes para prever os efeitos das alterações climáticas no setor vitivinícola.


Hélder Fraga é investigador no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e trabalha no projeto ModelVitiDouro.

Trata-se de um projeto que lida com três adegas da região demercada do Douro e que “trata tanto da previsão de produtividade em termos sazonais como também na previsão de alterações climáticas que irão ocorrer até ao final deste século na região de mercado do Douro”, explica o investigador. Acedendo a diversos modelos climáticos em cenários futuros, tanto cenários mais moderados como mais severos, é possível prever alguns fatores climáticos que podem afetar a viticultura, por exemplo na produtividade ou na época de vindima.

“Sabemos que no futuro vamos ter um clima mais quente e seco, e associado a isso vamos ter também um aumento de episódios meteorológicos extremos como o aumento de cheias, de secas severas, episódios de granizo muito localizados e estes são aspetos que temos de ter em conta porque a região é muito heterogénea, tem um clima muito diverso desde o Baixo Douro ao Douro Superior, e tudo isto irá afetar a viticultura no Douro tal como a conhecemos hoje em dia”, realça Hélder Fraga. A nível das adegas, estar na posse destas informações é muito importante porque lhes permite adotar medidas de prevenção aos efeitos das alterações climáticas. “E é neste plano que nós trabalhamos, fornecendo essas informações para que as adegas possam desde já trabalhar para combater todos esses aspetos negativos”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: CITAB | ResearchGate

Scroll to top