Este é um projeto multidisciplinar que faz o estudo da influência do turismo no Douro, em quatro vertentes diferentes.
Edgar Bernardo, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), trabalha atualmente no projeto “DOUROTUR – Turismo e Inovação Tecnológica”, financiado pelo Norte 2020.
Trata-se de um projeto de larga escala sobre o turismo e que se divide em quatro linhas principais de investigação: oferta turística, imagem, procura turística, e marketing digital e inovação tecnológica. Na primeira linha de investigação, oferta turística, “tentamos encontrar os principais perfis dos turistas que nos visitam e também o que há em termos de oferta de alojamento, de restauração, de atrativos e de animação turística”, explica o investigador.
A linha de imagem, a segunda, foca-se tanto na análise da imagem que é projetada do Douro como na imagem que o Douro tem no exterior. A linha número três, a da procura turística, tem dois grandes objetivos: “por um lado desenhar o perfil do turista que visita o Douro e por outro estudar os impactos que o turismo tem na região”, completa. Por fim, a última linha trata do marketing nas redes digitais e da inovação tecnológica.
De acordo com Edgar Bernardo o DOUROTUR é um projeto complexo “porque o turismo é uma atividade económica e social extremamente dinâmica e exige uma visão holística e integrada”. Assim sendo, a equipa responsável por este projeto é composta por 11 pessoas, bolseiras, de várias nacionalidades, níveis académicos e disciplinas científicas diferentes, característica “muito importante”, de acordo com o investigador. “Temos um enfoque também prático, ou seja, não temos uma visão apenas teórica, de análise, de diagnóstico sobre o Douro, nós pretendemos intervir no Douro melhorando todas as linhas que eu referi”, conclui.
Saiba mais sobre o investigador em: UTAD