tecnologia,
90 seg

Ep. 275 Paulo Noriega – Realidade virtual ajuda a testar novos sinais de emergência

December 12, 2017

ep275_interiorA equipa de investigação do Laboratório de Ergonomia da FMH recorreu à realidade virtual para simular situações de emergência e perceber a reação das pessoas a diversos sinais que encaminham para uma saída segura.​


Paulo Noriega, professor na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa e investigador no Laboratório de Ergonomia da mesma faculdade, está a usar a realidade virtual para melhorar a sinalização de emergência.

Um dos projetos em que está envolvido estuda a sinalização dos edifícios em situações de emergência, particularmente situações de incêndios. Um dos resultados mais visíveis, afirma o investigador, é que “cerca de 70% das pessoas nessa situação não seguiram a direção do sinal mas foram no sentido contrário para outro lugar. Ora, se isto fosse uma situação real naturalmente eu não diria que 70% das pessoas morreriam, mas estariam numa situação muito problemática e poderiam de facto morrer”.

Depois de testar esta situação, Paulo Noriega e a equipa – constituída por ergonomistas, psicólogos arquitetos e designers -, construíram uma situação (ou aviso) mais forte do que apenas a existência de corredores largos e iluminados. Utilizando a realidade virtual foi possível testar este novo aviso numa situação de incêndio e os resultados foram muito positivos: “descobrimos que aí já 100% das pessoas, com o novo aviso, já iam para o local correto”, comenta o investigador.

Este estudo só foi possível de realizar por terem recorrido à realidade virtual já que “nos permite criar situações perigosas e críticas mas não pondo em perigo os sujeitos porque obviamente não iríamos por fogo num edifício verdadeiro para ver como é que as pessoas se comportavam”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | FMH

Scroll to top