tecnologia,
90 seg

Ep. 278 Nuno Pereira – Como a Internet das Coisas vai colocar os objetos do quotidiano a comunicar entre si

December 15, 2017

ep278_interiorEste grupo de investigação estuda a forma como os objetos do quotidiano que num futuro próximo estarão ligados à Internet comunicam entre si.​


Nuno Pereira, é professor no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e, através do programa Faculty Exchange da CMU Portugal, passou quatro meses na Universidade de Carnegie Mellon (CMU), Pensilvânia, EUA.

Durante o seu período na CMU, o investigador este a estudar, entre outras coisas, um protocolo de comunicação que o próprio crê que possa vir a ser um dos fundamentais daquilo a que hoje em dia se chama a “Internet das Coisas”. “Um aspeto que eu gostava de destacar nesta ideia da Internet das Coisas é que temos, digamos, estes dispositivos computacionais que queremos colocar nos objetos do dia-a-dia”, afirma Nuno Pereira.

Para tal, são necessárias algumas características importantes: que sejam de baixo-custo “para podermos instala-los em grande número”; que tenham um consumo muito baixo, para que não necessitem de cabos aos quais estejam sempre ligados e que não se tenha de estar a trocar constantemente as baterias; e, por fim, que sejam capazes de comunicar a longas distâncias. Porquê? “Para que a infraestrutura necessária para eles serem capazes de comunicar seja muito reduzida, e que também eles sejam capazes de comunicar de uma forma o mais simples possível”, responde o investigador.

Atualmente Nuno Pereira foca-se em conseguir que estes dispositivos funcionem de uma forma muito simples para que a própria manutenção seja ela realmente simplificada.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | ISEP

Scroll to top