desporto,
90 seg

Ep. 292 Marlene Nunes Silva – Projeto EuroFIT junta os três grandes em programa de exercício e melhoria da saúde dos seus adeptos

January 04, 2018

ep292_interiorCom mais de vinte milhões de espetadores nos estádios europeus todos os fins de semana, o futebol apresenta-se como um desporto capaz de proporcionar uma plataforma de informação e de partilha de conhecimento na área da saúde pública. Este projeto juntou quinze clubes de futebol europeus, com o objetivo de implementar nos seus adeptos um programa de exercício focado em melhorar a sua qualidade de vida.​


Marlene Nunes Silva, investigadora na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL), está a coordenar a implementação nacional do projeto EuroFIT, que em Portugal contou com a participação de Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.

Financiado pela União Europeia, este projeto envolve um consórcio de investigadores de nove universidades e quinze clubes de futebol europeu, do Reino Unido, Holanda, Noruega e Portugal, e surge para dar resposta a dois desafios de saúde pública, por um lado, a facilitação da mudança comportamental na população de forma sustentada, e por outro, a sustentação dos próprios programas de mudança comportamental após o fim dos períodos financiados.

Direcionado para adeptos do sexo masculino com idade entre os 18 e os 65 anos, este programa consiste na realização de doze sessões de treino ao longo de doze semanas. Segundo Marlene Nunes Silva, as sessões têm uma componente de debate em grupo, de temas centrais à mudança como gestão do stress, alimentação, consumo tabágico e consumo de bebidas alcoólicas, mas também, uma componente de redução do comportamento sedentário, de promoção da atividade física. Tudo isto é complementado com uma série de exercícios práticos onde não se joga só futebol, mas também se praticam muitos tipos de atividade física adequados a cada um dos participantes.

O Sporting CP, o SL Benfica e o FC Porto foram os clubes portugueses que estiveram envolvidos na primeira fase do estudo, contribuindo cada um deles com um grupo de quarenta adeptos, selecionados de forma aleatória.

Atualmente, o SC Braga e o Rio Ave vão dar continuidade a este programa em condições de vida real já sem influência dos investigadores e com financiamento próprio.

Saiba mais sobre a investigadora em: FMH

Scroll to top