eng. civil,
90 seg

Ep. 293 Daniel Oliveira – HeritageCARE: Monitorizar e inspecionar edifícios históricos com recurso a novas tecnologias

January 05, 2018

ep293_interiorEste projeto pretende promover a conservação preventiva do património histórico e cultural em Portugal, Espanha e França.​


Daniel Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) no Pólo de Azurém em Guimarães, está a coordenar o HeritageCARE com o objetivo de desenvolver aplicações capazes de auxiliar o trabalho dos inspetores e equipas de conservação em edifícios históricos.

“Temos uma sociedade em que a manutenção dos edifícios é algo que não está na nossa matriz de pensamento, é algo que não é muito importante para nós, mas que é muito importante para os edifícios. O HeritageCARE pretende elucidar as pessoas para esta necessidade, essencialmente os proprietários de edifícios históricos, e pretende também criar um organismo capaz de desenvolver estas tarefas de manutenção preventiva do edificado”, explica.

Com início em Setembro de 2016, o HeritageCARE completou recentemente o seu primeiro ano de atividade. Nesta primeira fase, a prioridade do projeto foi identificar cerca de 60 edifícios de interesse histórico e cultural em Portugal que vão ser alvo de inspeção e avaliação no âmbito deste projeto.

Aliado a isto, o grupo de Daniel Oliveira está a desenvolver um guião de inspeção detalhada para estes edifícios, inserido numa aplicação para tablet capaz de criar um relatório da inspeção. “Nesta fase temos o guião terminado e esta informação do guião vai ser vertida para uma aplicação, ou para uma plataforma, para permitir que as inspeções sejam feitas com um tablet e que toda essa informação depois possa ser descarregada para um servidor”, conta.

Neste momento já foram realizadas duas inspeções aos edifícios escolhidos, sendo que, numa fase posterior do projeto, os sistemas de inspeção e monitorização desenvolvidos vão ser amplamente testados e implementados no Palácio dos Duques de Bragança em Guimarães.

Saiba mais sobre o investigador em: Academia.Edu | UM

Scroll to top