tecnologia,
90 seg

Ep. 300 Nélson Alves – Senior Inclusive: Software de apoio a idosos promove práticas de envelhecimento ativo

January 16, 2018

ep300_interiorAtravés de um avatar baseado na aparência de uma pessoa próxima do idoso, este software interage com o utilizador incentivando-o a fazer exercício. Para além da componente de promoção do envelhecimento ativo, este sistema presta também apoio à toma da medicação, através da identificação visual dos medicamentos.​ ​


Nélson Alves, investigador no Centro de Computação Gráfica (CCG), uma entidade de interface localizada no campus de Azurém da Universidade do Minho (UM), em Guimarães, está a desenvolver o Senior Inclusive com o objetivo de melhor a qualidade de vida dos idosos.

Através da criação de um equipamento específico para as necessidades da população sénior, este projeto pretende manter estas pessoas ativas, e contribuir para melhorar a sua sensação de segurança, aproximando esta população dos seus cuidadores.

“Estamos a trabalhar num software de apoio à toma da medicação. Esta população por norma está sujeita à toma diária de variados medicamentos, o que a determinada altura pode criar alguma confusão ou alguma dúvida. Através de visão por computador e de algoritmos de reconhecimento de imagem e de padrões, basta o idoso mostrar a caixa do medicamento para a câmara deste equipamento, e ele reconhece qual o medicamento associado, ajudando-o assim a tomar a medicação correta”, explica Nélson Alves

O Senior Inclusive encontra-se atualmente a cerca de um terço do desenvolvimento, com os primeiros protótipos funcionais ainda em fase de testes. “Começam agora a surgir os primeiros protótipos funcionais e a fase seguinte é testar estes protótipos que nós chamamos de alfa, na população alvo, e a partir daí extrair algumas conclusões e avançar para os protótipos beta e depois para os protótipos finais”

O projeto Senior Inclusive é um projeto de co promoção do CCG em conjunto com a Universidade do Minho (UM), o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e a siosLife.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top