eng. civil,
90 seg

Ep. 316 Paulo Lourenço – Projeto de conservação de património está a monitorizar em permanente o Mosteiro dos Jerónimos

February 07, 2018

ep316_interiorEste grupo de investigação está a monitorizar de forma permanente a ação vertical, o peso gravítico e a resistência a sismos do Mosteiro dos Jerónimos. Até ao momento os resultados demonstram que este monumento centenário encontra-se bem de saúde.​


Paulo Lourenço, docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e co-director do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), está a desenvolver este estudo de monitorização com o objetivo de prevenir e antecipar eventuais obras de conservação neste monumento.

“O grupo de investigação que eu coordeno tem a sorte e a capacidade de trabalhar com investigação de muito alto nível e ao mesmo tempo com aplicação. Em engenharia, gostamos que o conhecimento que produzimos tenha impacto na sociedade e neste caso específico da conservação do património, que permita entregar a gerações futuras o património em condições adequadas”, salienta.

“O Mosteiro dos Jerónimos é uma estrutura que além de ser impactante do ponto de vista do turismo, da estética e da arquitetura, é uma estrutura única do ponto de vista de tecnologia de construção. Serão provavelmente dos pilares mais esbeltos do Mundo, dentro do Gótico nós não conhecemos pilares tão esbeltos. Os pilares são pilares adequados à sua função porque são pilares maciços de pedra”, descreve.

“Tivemos um conjunto de parcerias para avaliar a segurança dos Jerónimos face à acção vertical, ao peso gravítico e face a um potencial sismo. Face a isso entendeu-se como adequado monitorizá-lo”, acrescenta.

Paulo Lourenço assegura que os Jerónimos estão em boas condições. “Já captámos alguns pequenos sismos, vimos qual o efeito desses pequenos sismos nos Jerónimos e ao mesmo tempo conseguimos ver se de facto haveria alguma progressão de dano que nos indiciasse que eram precisas medidas. Felizmente, até agora não se verifica a necessidade de medidas adicionais”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | EEUM

Scroll to top