eng. materiais,
90 seg

Ep. 322 Raúl Fangueiro – AuxDefense: Usar materiais avançados para reforçar a protecção dos militares portugueses

February 15, 2018

ep322_interiorEste projeto está a usar materiais avançados para desenvolver novos produtos de protecção individual para os militares portugueses como capacetes, coletes, joalheiras e cotoveleiras.​


Raúl Fangueiro, professor e investigador na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e coordenador da plataforma Fibrenamics, está a desenvolver o projeto AuxDefense com financiamento do Ministério da Defesa Nacional.

“O projeto AuxDefense visa desenvolver materiais avançados para protecção individual de militares. Ou seja, estamos aqui a falar de produtos que serão usados em situações onde há impacto de projécteis, de balas, situações onde há abrasão, e situações onde há corte. Os elementos que nós estamos a desenvolver no âmbito deste projecto concentram-se no colete balístico, no capacete balístico e nas joelheiras e nas cotoveleiras que são utilizadas pelos militares”, explica.

Segundo Raúl Fangueiro, o foco do AuxDefense passa sobretudo por conseguir níveis de protecção elevadas com uma baixa utilização de material, ou seja com menos quantidade de material, ter uma protecção adequada para proteger o militar de um impacto balístico, por exemplo.

“Numa primeira fase sempre que há um impacto balístico interessa-nos sobretudo ter um material que apresente rigidez suficiente para fazer parar o projéctil mas simultaneamente interessa-nos depois combinar com outro material que tem a capacidade de dissipar e de absorver a energia que é gerada no impacto e que ela não seja transferida para o soldado”, acrescenta.

Essencialmente o AuxDefense quer evitar que o soldado sofra ferimentos quer com o contacto directo com um projéctil, quer com as ondas de choque formadas por esse impacto.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | EEUM

Scroll to top