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Ep. 330 Carlos Ribeiro – HybridTec: Projeto torna mais eficientes os processos de produção de assentos automóveis

February 27, 2018

ep330_interiorEste projeto teve como objetivo desenvolver processos de produção para assentos automóveis mais tecnologicamente avançados, eficientes e económicos que os existentes no mercado.​


Carlos Ribeiro, investigador do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) em Guimarães, esteve envolvido no projeto HybridTec com o objetivo de aplicar novas tecnologias de produção num assento automóvel.

Os objetivos do HybridTec passaram por reduzir massa, reduzir custos de produção, e reduzir o número de componentes associados a uma estrutura que corresponde à parte horizontal de um assento automóvel. O projeto procurou também reduzir o número de operações necessárias para a produção dessa estrutura.

Para alcançar estes objetivos, a equipa de Carlos Ribeiro testou dois processos de produção distintos: moldação por injeção e a infusão por vácuo. “Os principais resultados foram uma redução bastante grande em termos de massa. Tínhamos apontado para 20% de redução e conseguimos chegar a valores de cerca de 40% para a moldação por injeção e cerca de 45% para a tecnologia de infusão por vácuo. Em termos de custo de produção conseguimos ter alguma redução da moldação por injeção, entre 10 a 13%”, revela.  

“Houve uma redução do número de componentes tanto no processo de moldação por injeção como na infusão por vácuo e conseguimos reduzir as operações de produção em praticamente uma única operação, só colocando o molde de injeção a fazer aquilo que normalmente é feito fora do processo de produção” acrescenta.

No final do projeto foi desenvolvido um protótipo demonstrador funcional e possível de montar num carro. Este modelo pode agora ser adaptado a qualquer veículo, sendo possível moldá-lo às especificações de cada construtor. “É lógico que cada solução de design e solução construtiva tem que se adaptar a cada construtor porque cada um tem a sua forma de trabalhar mas, no geral, e no global, as tecnologias e os materiais são possíveis utilizar com sucesso neste tipo de função”, conclui.

O projeto HybridTec foi realizado em co-promoção com as empresas nacionais DT2, Mptool e The Rapid Manufacturing Center DT2, e apoiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, QREN.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

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